Sucesso de eventos corporativos consolida destino de feira calçadista em Gramado
A Merkator Feiras e Eventos, empresa associada do Convention, vem colhendo os frutos da aposta feita no início dos anos 2000, quando somou o fator turismo aos negócios das feiras de calçados no Brasil, atraindo assim lojistas e importadores de todo o mundo. Na época, o binômio negócios e turismo ainda era incipiente no Brasil, principalmente no escopo das feiras calçadistas nacionais. Frederico Pletsch, diretor da Merkator, lembra que “decidimos inovar com um alto custo na época, dispendendo recursos para passagens e hospedagens, mas acreditávamos estarmos auxiliando na construção de um novo formato para os eventos corporativos”. Hoje, sua empresa promove em Gramado o SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado – e a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios.
Esta aposta se revelou uma tendência comemorada neste ano por outros segmentos. O setor de viagens corporativas manteve seu ritmo de recuperação e fechou agosto com um faturamento de R$ 1,15 bilhão, 12,6% superior ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia da Covid-19. Os dados são da Associação Brasileira de Agência de Viagens Corporativas (Abracorp), que avalia mensalmente o desempenho de diversos setores que compõem esse mercado.
“A decisão do meu pai foi fundamental para atravessarmos estas duas décadas mesmo com várias adversidades, inclusive esta última, a grave pandemia do coronavírus”, diz Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator. Ela lembra que Gramado foi apontada pelo Ministério do Turismo como o 1º lugar no ranking dos destinos mais demandados nos meses de junho e julho deste ano, segundo dados colhidos junto a empresas do setor de agência e operadores de turismo no país. “O lojista adora Gramado, já nos procura nos corredores de uma feira para garantir sua participação na próxima, nos contando planos de trazer um ou outro familiar que deseja desfrutar das belezas e da infira estrutura turística da cidade”, enfatiza Roberta.