Aeroporto Salgado Filho terá 50 voos diários a partir de outubro

Aeroporto Salgado Filho terá 50 voos diários a partir de outubro

O Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o CEO global da Fraport, Stefan Schulte, anunciaram na terça-feira (16) que a retomada das operações no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, iniciará em outubro. Na segunda-feira (15), foram retomados os serviços de embarque e desembarque de passageiros, que se deslocam de ônibus entre o aeroporto e a Base Aérea de Canoas, de onde saem e chegam os voos.

O processo de retomada das operações na pista de pouso e decolagem ocorrerá em duas etapas:

      *em outubro, o aeroporto será reaberto parcialmente, com 50 voos diários (350 semanais). Os pousos e decolagens de voos domésticos ocorrerão das 10h às 22h, nos 1,7 mil metros da pista que não foram danificados pela enchente de maio;

      *até dezembro, ele estará 100% aberto, operando como era antes da enchente. Nessa segunda etapa serão liberados os 3,2 mil metros de extensão da pista. 



Para Luciano Gonçalves, gerente executivo do CVB Região das Hortênsias, mesmo que parcial, a reabertura do aeroporto dará novo fôlego à região, aumentando o fluxo de turistas que depende do transporte aéreo. “O calendário de congressos e eventos poderá ser retomado, trazendo para a Região das Hortênsias um público qualificado”, afirma, lembrando que, segundo pesquisa aplicada pela entidade entre participantes de eventos em 2023, esse turista costuma gastar mil reais por dia de permanência na região.

Gonçalves reforça que, apesar dessa retomada, as ações de promoção para atração de turistas que chegam à região por via terrestre devem ser intensificadas, “mostrando as cidades e enaltecendo nossa vasta oferta gastronômica, hoteleira, atrativos turísticos e comércio”, detalha.



Foto: Guilherme Milman / Agência Brasil

Atualizado em: 17/07/2024