Gramado se reorganiza para retomar protagonismo como destino turístico após enchentes

Gramado se reorganiza para retomar protagonismo como destino turístico após enchentes

A cidade de Gramado, reconhecida como um dos principais destinos turísticos do Brasil, está implementando uma série de ações para fomentar o turismo, principal setor econômico da cidade, que foi fortemente impactado pelos desafios de acesso à Região das Hortênsias, como o fechamento do Aeroporto Salgado Filho e o bloqueio de rodovias causados pelas enchentes de maio. 

Na semana passada, a Secretaria de Turismo apresentou o primeiro vídeo da campanha publicitária "É você que faz Gramado feliz, que pode ser conferido aqui. Essa é uma das estratégias imediatas da Secretaria de Turismo para fomentar a retomada do setor e se soma à parceria firmada com a Bloom Consulting para o desenvolvimento de uma campanha de place branding.



Place branding: reforçando a identidade de Gramado

A Prefeitura de Gramado oficializou recentemente uma colaboração estratégica com a Bloom Consulting, empresa internacionalmente reconhecida por suas iniciativas de place branding. O objetivo é fortalecer a identidade da cidade, promovendo Gramado como um destino turístico diferenciado e com apelo emocional junto ao público. Segundo Ricardo Bertolucci Reginato, Secretário de Turismo, essa ação é fundamental para consolidar a percepção da cidade enquanto marca. 

“A identidade de um destino pode assumir um papel decisivo para o seu desenvolvimento. O alinhamento dessa identidade com a sua marca e com o seu posicionamento estratégico são fundamentais para a sua diferenciação e concretização do seu potencial”, destaca Reginato.

O trabalho da Bloom Consulting se dará ao longo dos próximos 12 meses, e incluirá imersões na comunidade, pesquisas e análises para identificar os principais desafios e oportunidades para a promoção de Gramado. A ideia é não apenas reposicionar a cidade, mas criar uma narrativa autêntica que reflita sua cultura, vocação e singularidade. “Gramado é uma das mais importantes cidades turísticas do Brasil, e é fundamental entendermos que somos uma marca. Como tal, precisamos criar ferramentas de sustentação de narrativa baseadas na nossa própria cultura, identidade e vocação”, explica Reginato.



Ações imediatas para a retomada do turismo

Além do projeto de médio prazo com a Bloom Consulting, a Secretaria de Turismo vem  implementando uma série de estratégias imediatas para acelerar a retomada do turismo, severamente impactado pelas enchentes de maio de 2024. A recém-lançada campanha publicitária É você que faz Gramado feliz busca envolver o público, reforçando o laço emocional com os visitantes. Os conteúdos e vídeos da campanha podem ser acompanhados aqui

Segundo Reginato, a campanha publicitária é uma das principais iniciativas nesse sentido, combinada com “a contratação de uma gestora de reputação e assessoria de imprensa para trabalhar a narrativa de Gramado junto à mídia nacional", afirma o secretário.

As ações também incluem famtours (viagens de familiarização para agentes de viagem e jornalistas), roadshows de promoção da cidade e viagens de capacitação e apresentação da situação atual de Gramado em mercados estratégicos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Buenos Aires. Essas iniciativas visam garantir que a cidade continue atraindo turistas e negócios, mesmo diante das adversidades enfrentadas.

Isso mostra o quanto o poder público de Gramado, associado às entidades locais (entre elas, o Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias) e à iniciativa privada, segue determinado em reafirmar o lugar de destaque da cidade no cenário turístico nacional e internacional.



Foto: Cleiton Thiele

Atualizada em: 11/09/2024